Modalidades

Ballet

A dança tem grande importância social e faz parte da cultura de todos os povos, por expressar-se através do movimento humano e utilizar-se de linguagens e gestos com significado universal. Alguns dos benefícios do ballet são:

1. Permite o estabelecimento da relação entre música, ritmo e movimento;

2. Propicia uma boa postura e habilidade corporal;

3. Encoraja a disciplina física, o controle e conhecimento do próprio corpo, além de familiarizar o praticante com diversos ritmos e outras formas de arte.

Basquete

O basquete está entre os esportes mais populares do mundo. A sua prática estabelece conexão entre todas as habilidades psicomotoras do atleta.

Nos aspectos educacionais e sociais, ressalta que cada indivíduo é fundamental no trabalho da equipe, levando o atleta a aprender a importância da ação conjunta do time, formando seu caráter solidário e democrático.

Oferecemos o basquete aos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo que nossas equipes têm conquistado importantes medalhas ao longo dos anos.

Damas

Achados arqueológicos mostram que o jogo de damas é originário da antiga civilização Egípcia. Acredita-se que o nome damas lhe teria sido dado pelo fato de que eram as damas que o praticavam nos salões da idade média.

Em 1947 foi fundada em Paris a Federação Mundial de Jogo de Damas, quando suas regras foram oficializadas para que se pudesse organizar o primeiro campeonato mundial.

Os benefícios da prática de Damas do ponto de vista mental são enormes. Um praticante de damas desenvolve a criatividade, a concentração, a memorização e a disciplina, entre outros.

Esta modalidade é oferecida a todos os alunos, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

Futsal

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, a modalidade nasceu em 1949, em São Paulo e rapidamente se popularizou. Seu grande marco evolutivo se deu em 1989, quando a FIFA assumiu a administração do esporte em âmbito mundial.

Antigo “futebol de salão”, hoje conhecido mundialmente como futsal, esse desporto pode oferecer diversos subsídios interessantes no desenvolvimento do atleta de futebol. Importante porta de entrada da iniciação esportiva, alia dimensões de quadra interessantes, bolas com diferentes tamanhos e pesos, de acordo com a faixa etária dos praticantes, além de, no processo principalmente competitivo, envolver toda a paixão e apelos pertinentes ao futebol.

O Futsal já é tradição no Colégio, sendo que muitas de nossas equipes venceram importantes campeonatos, trazendo diversos troféus e medalhas para a instituição. Está entre as modalidades oferecidas a todos os alunos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Ginástica Olímpica

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica em que os atletas realizam um conjunto de exercícios, revelando força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Sua prática proporciona benefícios, tais como: flexibilidade, concentração, desenvolvimento da coordenação motora, sociabilidade.

Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em Atenas, no ano de 1896. Nos Jogos Pan-Americanos foi introduzida em 1951.

A Ginástica Olímpica é oferecida a todos os alunos do Colégio, com participação em festivais e competições oficiais, sendo amplamente praticada por nossos alunos.

Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades, realizados em harmonia com a música e combinadas com o manejo de aparelhos próprios: corda, arco, bola, maçãs e fita.

Este esporte desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem.

Esta modalidade faz parte do quadro de atividades esportivas em todos os segmentos do Colégio, inclusive com participação em festivais e circuitos de ginástica.

Judô

O judô contribui com o condicionamento físico de seu praticante, uma vez que os golpes trabalham especialmente os músculos das pernas, braços e abdômen. Dá agilidade de raciocínio e de ação e desenvolve a elasticidade e a resistência.

Além disso, promove disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração. Desenvolve valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito.

No Colégio, a modalidade é oferecida a todos os alunos como parte da grade de atividades esportivas.

Natação

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis. É uma atividade aeróbica e de impacto reduzido para os ossos.

Traz grandes benefícios para a saúde, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea. Aperfeiçoa a coordenação motora e ativa a memória, na medida em que garante uma excelente oxigenação cerebral.

A natação é oferecida dentro da matriz curricular para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e como atividade opcional para os alunos a partir do 6º ano. As aulas acontecem na piscina do Colégio.

Voleibol

Quando falamos de um esporte cujas seleções brasileiras (masculina e feminina) estão entre as melhores do mundo, logo pensamos no futebol. No entanto, falamos aqui do Voleibol.

O Vôlei é um esporte muito rápido e dinâmico. Requer bastante força física, em especial dos membros superiores. Trabalha a coordenação motora, aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas e tem alto gasto calórico.

Tem uma popularidade considerável, já que é praticado em escolas, clubes e nas ruas.

No Colégio, o Vôlei é oferecido para todos os alunos a partir do 6º ano e tem contado com uma boa participação, tanto feminina quanto masculina.

Xadrez

O Xadrez originou-se na Índia antes da era Cristã. No Brasil, o primeiro jogo chegou com a família real em 1808. Era praticado pela elite carioca e o primeiro jogador a destacar-se foi nada menos que Machado de Assis.

É um esporte intelectual e traz inúmeros benefícios para quem pratica: desenvolve o autocontrole psicofísico, a avaliação da estrutura do problema e distribuição do tempo disponível, desenvolve a capacidade de pensar com profundidade e abrangência, estimula a criatividade, imaginação, memória fotográfica e raciocínio rápido, entre vários outros.

Oferecemos o Xadrez como atividade extracurricular para todos os alunos do Colégio a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.